Google
 

Terça-feira, 5 de Fevereiro de 2008

Douro - Candidata a maravilha da natureza

Esta é a notícia adaptada do Portugal Diário.

O Douro é um dos 200 candidatos no concurso mundial das Sete Novas Maravilhas da Natureza, cuja votação começou oficialmente nos primeiros dias de 2008 e termina no Verão de 2010 nos Emirados Árabes Unidos, refere a Lusa.


A Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) apresentou hoje, no Peso da Régua, a campanha do Douro a «Maravilha da Natureza» que tem como objectivo atingir, até ao fim do ano, «um milhão de votos» que permitirão passar à segunda fase do concurso.

A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, deveria ter-se juntado à iniciativa, tendo cancelado a sua participação devido à exoneração do cargo anunciada hoje.

Para a substituir, José Sócrates indicou José António Pinto Ribeiro.


As sete maravilhas portuguesas


O presidente da AETUR, Carlos Sousa, referiu que o «patamar mínimo de um milhão de votos» permitirá ao Douro entrar no lote dos 21 candidatos que continuarão a sua «maratona» até ao Verão de 2010 nos Emirados Árabes Unidos.


Segundo o responsável, vai ser elaborado um plano de acção que decorrerá até ao final do ano, quer a nível nacional quer internacional.


«Esta candidatura é dos residentes, é de todos os portugueses espalhados por todo o mundo e, é ainda, de todos aqueles que sendo de outros países se deixaram tocar por tudo aquilo que aqui temos e que, lembrando Torga, diria único e maravilhoso», salientou Carlos Sousa.


Este concurso foi lançado pela «New Seven Wonders Foundation», depois da eleição das Novas 7 Maravilhas do Mundo.


Após as classificações de Património Mundial da UNESCO para o Alto Douro Vinhateiro e a arte rupestre do Vale do Côa, a candidatura a Maravilha da Natureza fortalecerá ainda mais a região e irá promovê-la globalmente.



Os outros candidatos


Para além do Douro, Portugal apresentou apenas mais uma candidatura, a da «Reserva das Selvagens», um pequeno arquipélago português, constituído por duas ilhas principais e várias ilhotas, que pertence à Região Autónoma da Madeira e se situa a 250 quilómetros ao sul da cidade do Funchal.


Ao nível da Europa foram apresentadas mais de três dezenas de candidaturas, entre as quais recantos naturais como o Parque Nacional da Serra Nevada, na Espanha, o Vulcão Etna, na Itália, o lago Loch Ness, na Escócia, o glaciar Aletsch, na Suíça, ou o Giants Causeway, na Irlanda, entre muitos outros.


O Pantanal, o Pão de Açúcar, as ilhas Galápagos, a queda de água de Angel Falls, o Grand Canyon, o rio Mississípi, o Monte Everest, a ilha de Bora Bora, o Parque Nacional do Serengeti e o vulcão do Monte Kilimanjaro, são apenas mais algumas das candidaturas que já foram apresentadas e que esperam conseguir o título de Maravilha da Natureza.

publicado por mh às 11:25
link do post | comentar | favorito
|
Google
 

.Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. "Tubbataha Reef" - Rio Tu...

. Vietname e Bangladesh

. Rio Ganges

. Maravilhas da Natureza!!!...

. Phong Nha-Ke Bang

. Novidade na 4ªPosição

. Monte Fuji - Fuji Mount

. Cox's Bazar, Beach

. Ilhas selvagens. Uma obra...

. Top 5 Maravilhas : 11/02/...

.arquivos

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

.tags

. 7 maravilhas

. amor

. apresentação

. arte

. blog

. blogs

. criação

. curiosidades

. downloads

. eu

. fotos

. humor

. ilha

. imagens

. interessante

. island

. maravilhas

. mundo

. natureza

. nomeação

. novidades

. planeta

. portugal

. sapo

. sexo

. sociedade

. socotra

. terra

. unnoficial

. vida

. vídeos

. todas as tags

.links


.mais sobre mim

.subscrever feeds