Google
 

Terça-feira, 6 de Novembro de 2007

Porto do Rio de Janeiro - Outra Maravilha

O Porto do Rio de Janeiro é um porto, na cidade do Rio de Janeiro, no estado de mesmo nome, Brasil.

O porto estabeleceu-se numa enseada da costa ocidental da baía de Guanabara e está situado na latitude 22 54´23“ Sul e na longitude 43 10’ 22” Oeste de Greenwich (coordenadas do antigo observatório Astronómico).


Em princípios do século XX, os serviços de expedição de mercadorias para o exterior e para os estados brasileiros por via marítima e do recebimento das provindas de fora, por mar, eram efetuadas geralmente por meio de saveiros que atracavam em pontes quase todas de madeiras, “piers” ou cais de pequeno calado d’água; apenas algumas dessas construções acostavam vapores de pequena cabotagem.

Todas as mercadorias importadas e a bagagem dos passageiros, sujeita ao fisco aduaneiro e passivas de imposto, vinham, transportadas em saveiros, descarregar na doca da Alfândega para os armazéns que a guarneciam pelo lado de terra; exceto os gêneros despachados sobre água, que seguiam para os trapiches ou outros destinos, o carvão de pedra era descarregado na estação marítima da Estrada de Ferro Central do Brasil, ou para depósitos de importadores, como o da ilha dos Ferreiros, pertencentes à "Brasilian Coal" e dotado de ponte de descarga alcançando fundos de 6m em águas médias.

Os serviços de inflamáveis e de corrosivos faziam-se em trapiches sitos na ilha dos Melões, ao Sul da enseada de São Cristóvão; e mais além da margem da enseada, bordadas pelas praias das Palmeiras e de S. Cristóvão, estavam instaladas a "Companhia Luz Stearica" e estâncias de madeira.

Entre esses estabelecimentos comerciais e também industriais, com servidão sobre as águas da baía, que em número considerável achavam-se disseminados pelo litoral, compreendido entre o trapiche Mauá, separado do Arsenal de Marinha por estreita rua, e a ilha dos Melões e medindo cerca de 4.800 metros segundo os contornos revestidos de pedra, havia apenas alguns estabelecimentos dotados de obras marítimas construídas com maior solidez e eficiência, admitindo a acostagem de embarcações de calado superior a 5 metros.


 



 



 


 



 



publicado por mh às 09:15
link do post | comentar | favorito
|
Google
 

.Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. "Tubbataha Reef" - Rio Tu...

. Vietname e Bangladesh

. Rio Ganges

. Maravilhas da Natureza!!!...

. Phong Nha-Ke Bang

. Novidade na 4ªPosição

. Monte Fuji - Fuji Mount

. Cox's Bazar, Beach

. Ilhas selvagens. Uma obra...

. Top 5 Maravilhas : 11/02/...

.arquivos

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

.tags

. 7 maravilhas

. amor

. apresentação

. arte

. blog

. blogs

. criação

. curiosidades

. downloads

. eu

. fotos

. humor

. ilha

. imagens

. interessante

. island

. maravilhas

. mundo

. natureza

. nomeação

. novidades

. planeta

. portugal

. sapo

. sexo

. sociedade

. socotra

. terra

. unnoficial

. vida

. vídeos

. todas as tags

.links


.mais sobre mim

.subscrever feeds